SOBRE RENATA

Como filha do meio, vivi a oportunidade de ser uma filha caçula com um irmão mais velho por 7 anos. Meu irmão e eu temos apenas dois anos de diferença, o que nos permitiu acompanhar boa parte da infância um do outro com o olhar inocente e as ações travessas de criança. Aprontamos, brincamos, nos cuidamos, brigamos e conversamos muito. Foi na relação com ele que aprendi mais sobre minha força companheira.

Como caçula, eu fui doce, medrosa e também independente. Minha irmã nasceu e eu logo aprendi a segurá-la no colo e calar seu choro. Foi na relação com ela que aprendi mais sobre minha força cuidadora e criativa. Foi para ela que criei meus primeiros contos e era para ela que eu os contava quase todas as noites.

Com minha mãe aprendi sobre determinação e força de trabalho. Também, sobre abrir meu próprio caminho e fazer acontecer. Com meu pai, eu aprendi a olhar para mim mesma e para a vida com mais leveza. A rir muito, brincar e também a enxergar o melhor em mim mesma – principalmente em momentos de maiores dúvidas sobre o meu próprio valor. Fui criada também com minha avó paterna muito presente. Um ícone de autenticidade, em minha visão. Mulher forte e inteligente que me apresentou o amor à leitura, não só pelo prazer, mas também para o desenvolvimento pessoal. Todos parte do meu sistema. Assim, contribuíram para que eu vivesse experiências e construísse memórias que são parte de quem sou. Eu, uma filha do meio independente, assertiva, que se importa com os seus – respeitando suas escolhas e quem são.

Com esse sistema aprendi sobre amor. E com esse amor cultivei relações de amizade lá fora. Cultivei também uma relação de respeito com meu marido, com quem construo um lar e uma família. Hoje, temos nosso amado e autêntico Joaquim, vivendo sua primeira fase da infância, nos presenteando com seu universo mágico de ser brincante e seus desafios que tanto nos ajudam a crescer e a nos reconhecer. E temos nossa integrante familiar de 4 patas, Babi, que já nos acompanhou em muitas aventuras – e ainda nos proporciona muitas mais. Mas antes disso, tivemos o nosso primeiro contato com a experiência sublime da maternidade e da paternidade: encontramos Catarina, nossa primeira filha, com quem convivemos apenas no tempo em que ela se formou em meu ventre – cerca de 7 meses. Porém, ela logo precisou partir. Somos mãe e pai muito mais fortes por causa dela.

Quem somos é uma questão complexa. Falar de mim é falar das minhas vivências. E o que vivo é muito mais rico quando desenvolvo consciência sobre quem sou e os papéis que executo em minhas relações e construções.

Sendo assim, fazendo uso da minha liberdade de ser, me apresento dentro do meu sistema familiar e relacional e adiciono: sou filha do meio, companheira de um bom companheiro, mãe humilde e forte, irmã, neta, psicóloga dedicada, terapeuta criativa, criadora e contadora de histórias.

Renata Brugger
CRP 19/2113

Foto ilustrando a página de Sobre a Renata Brügger Psicóloga Sistêmica em Aracaju Sergipe

Trajetória Profissional

Trabalho como Psicóloga clínica desde 2011, quando me formei. Venho utilizando principalmente a Psicoterapia Ericksoniana e abordagens humanistas.

Em 2015, fui aceita em um Programa de Mestrado na Universidade de Winnipeg, no Canadá. E, já no início de 2016, iniciei um trabalho em uma instituição chamada New Directions – For Children, Youth, Adults & Families, especificamente no programa entitulado CCS: Child Centred Services, que presta serviços de acolhimento e moradia a crianças e adolescentes que, por motivos diversos, não podiam viver com suas famílias de origem. Trabalhei como Coordenadora Clínica, organizando, definindo, orientando e ajudando a executar tratamentos terapêuticos que visavam a elaboração e tratamento de traumas relacionais, dentre outras questões ligadas à saúde mental.

Dentro do Mestrado em Terapia Familar e de Casal, concluí 500 horas de atendimento clínico supervisionado em dois locais distintos: em 2016-2017, no Aurora Family Therapy Center, clínica referência em Terapia Familiar em Winnipeg; e em 2017-2018, no Metis Child, Family and Comunity Services, agência governamental de fiscalização e suporte social e terapêutico ligada à população indígena. Aqui, a maior parte dos serviços de Terapia Familiar e de Casal que prestei aconteceram nas casas das famílias, o que foi para mim uma experiência única.

Em 2019, de volta ao Brasil, voltei ao atendimento clínico com o qual sempre me identifiquei e me dediquei.

Em 2020, fui convidada para atender como Terapeuta de Família na Clínica Dia e Hospital Psiquiátrico Equilíbrio, em Aracaju – SE. Foi uma experiência bastante enriquecedora, que me possibilitou trabalhar com uma equipe multiprofissional focada em desenvolver tratamentos em saúde mental com humanidade e eficiência.

Em 2022, estou focando exclusivamente no meu consultório particular.

Formações

  • Curso de Contoterapia, ministrado por Anna Rosetto, 2021;
  • University of Winnipeg – Master in Marriage and Family Therapy, 2018;
  • Instituto Milton Erickson de Maceió – AL, Psicoterapia Ericksoniana e Arte Terapia, 2010;
  • Psicologia – Universidade Tiradentes, 2011.

Cursos, Workshops e Palestras Complementares

  • Oficina de Contos Biográficos, Contoterapia com Anna Rossetto, 2020;
  • Oficina de Contos Curativos, Contoterapia com Anna Rossetto, 2020;
  • Curso EducaCE: Educando crianças com o Eneagrama, com André Prudente, 2019;
  • How to foster Post-Traumatic Growth – NICABM: National Institute for the Clinical Application of Behavioral Medicine – com Stevens Hayes, PhD; Ron Siegel, PsyD; Kelly McGonigal, PhD; Rick Hanson, PhD; e Ruth Buczynski, PhD., 2018;
  • Circle of Security Intervention: Parenting course – New Directions, 2018, Winnipeg – CA;
  • Understanding Trauma at its Heart – Dr. Gabor Maté, 2017, Winnipeg – CA;
  • Rebuilding Connections: Reconciliation, Relationships & Relatedness – Dra. Raven Sinclair e Dr. Martin Brokenleg, 2017, Winnipeg – CA;
  • “No such thing as a bad kid!”: Understanding and Responding to At-Risk Children, Youth & Families using positive, trauma-informed, strength-based theories and techniques – Charlie Appelstein, MSW, 2017, Winnipeg – CA;
  • Making sense of trauma: Praticals tools for responding to children and youth – Kate Kiernan e Billy Brodovsky, 2016, Winnipeg – CA.

DEPOIMENTOS

Renata é alguém que nasceu com um dom, e ela o coloca a serviço da humanidade. Sou grata eternamente por tê-la encontrado! Que maravilhoso que está de volta a Aracaju!

Mony Grazielle

Uma profissional que nasceu pra fazer o que faz, e que trabalha com responsabilidade e muita sensibilidade. 🙂 ~o lugar é uma graça!~

Manoela Santos de Oliveira

Renata me ajudou demais diante do desafio de entender como eu me encaixaria no conjunto que definia meu contexto familiar, com esposa, pais, parentes e amigos. Tanto o entendimento como a resolução são de dentro para fora. É possível perceber nitidamente como você éo protagonista. Sou eternamente grato!

Fellipe Tavares

Renata Mendonça Brügger Aguiar | CRP 19/2113

ATENDIMENTO PRESENCIAL E ONLINE